Estórias de Camões

Baseado na Literatura de Corder de título: "As Perguntas do Rei e as Respostas de Camões" de: Severino G. de Oliveira

Estórias de Trancoso   Acad. Bras. do Cordel   Estórias de João Grilo   Incompletas   Depoimentos  

Tuesday, September 05, 2006

Nem nu, nem vestido, nem a pé, nem a cavalo

Camões procurou o rei e pediu a mão de sua filha em casamento.
Então o rei lhe respondeu:

_ Deixo você casar-se com minha filha cumprir, de hoje a 15 dias, as seguintes tarefas: Você tem de chagar ao meu reinado nem nu, nem vestido, nem a pé, nem a cavalo e se você cumpri essas duas tarefas no dia lhe farei outra pergunta, se você acertar consentirei no casamento com a minha filha, porém se não cumprir as tarefas ou errar a resposta morrerás.

...

E assim, quinze dias depois, o rei na hora marcada, ansioso,achando que Camões não iria realizar as tarefas, e assim finalmente ele se livraria de uma vez por todas de Camões, já estava na sacada do seu palácio esperando, quando avistou Camões chegando.

Ele vinha enrolado em uma rede de pesca e escanchado em uma porca, com seus pés batendo no chão pulava para que a porca pudesse andar, hora sentado, hora pulando.

Vendo o rei que Camões não estava vestido e nem nú e sim enrolado e também que ele não veio andando e nem montado, e sim escanchado e pulando. Trouxe uma bandeja cheia de ovos cozidos e bem coberta para que Camões não visse o que estava ali dentro, mostrando-lhe perguntou:

_ Camões, com que?

Camões respondeu:

_ com sal


O rei, decepcionado, não se contentando em perder para Camões e ter de dar a mão de sua filha a ele, com a intenção de ganhar mais tempo, pediu-lhe que viesse no dia seguinte pois estaria preparando uma surpresa para ele. Na verdade o que o rei queria era pensar em outra saída para se livrar de Camões.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home