Estórias de Camões

Baseado na Literatura de Corder de título: "As Perguntas do Rei e as Respostas de Camões" de: Severino G. de Oliveira

Estórias de Trancoso   Acad. Bras. do Cordel   Estórias de João Grilo   Incompletas   Depoimentos  

Tuesday, September 05, 2006

A primeira pergunta do Rei a Camões

Na hora que o rei soube
desse Camões afamado
mandou logo um conselheiro
depressa dar-lhe um recado
que vinhesse com urgência
comparecer ao reinado

Camões recebendo a ordem
do rei seu superior
foi direto ao reinado
chegando lá com amor
saudou o rei depois disse
as ordens rei meu senhor

O rei disse para Camões
ouça o que vou lhe dizer
eu tenho 30 perguntas
para você responder
se faltar uma das tais
sem recurso vai morrer

Camões respondeu ao rei
seu trabalho é complicado
porém o senhor comigo
vai tomar o bonde errado
faça lá suas perguntas
que estou um pouco vexado

o rei disse para Camões
tu é um menino novo
vou fazer-te uma pergunta
aqui perante ao povo
qual é o bom da galinha?
Camões respondeu o ovo

Com um ano e quatro meses
num dia de carnaval
o rei encontrou Camões
e perguntou afinal
Camões me diga com que?
Camões respondeu com sal
O rei gritou ora bolas...

1 Comments:

  • At 2:38 AM, Anonymous Anonymous said…

    Meu pai me contava essa história quando pequeno.

     

Post a Comment

<< Home